Amazon World - O melhor da Amazônia para você

English Version

Estado do Pará

O estado do Pará (segundo maior do Brasil), possui 1.248.042 km2 de extensão, o que corresponde a mais de 16% do território brasileiro e 26% da Amazônia. O estado é dividido atualmente em 143 municípios, com mais de seis milhões de habitantes.

A cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, conhecida simplesmente como Belém, é a capital do estado do Pará, considerada portal de entrada da Amazônia e uma das principais cidades de toda região.

Em Belém é realizada há mais de 200 anos a principal procissão religiosa do Brasil, conhecida como Círio de Nazaré, que ocorre no segundo domingo de outubro, atraindo centenas de milhares de pessoas do Brasil e do mundo para a capital do Pará.

É no estado do Pará que encontramos a famosa Ilha de Marajó, a maior ilha fluviomarinha do mundo, onde vivem cerca de 250 mil pessoas, em uma área equivalente aos estados brasileiros de Sergipe e Alagoas juntos. A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico, além dos rios Amazonas e Tocantins.

Um outro município paraense que desperta curiosidade é Altamira, com seus 178.078 Km2 de extensão, é nada mais que o maior município do mundo, com uma área maior que de alguns países da Europa. Nas pujantes florestas de Altamira encontram-se várias áreas indígenas, como: Arara, Arawetê, Curuá, Kararaô, entre outras.

No estado do Pará, assim como nos estados do Maranhão e Amapá, ocorre a Porococa, palavra que tem origem na palavra "poroc poroc", que significa "destruidor, grande, estrondo", em dialeto indígena do baixo rio Amazonas. O fenômeno se caracteriza pela impressionante violência das ondas no encontro das águas do rio com as águas do mar, que podem durar mais de 1 hora. É justamente de um brasileiro, o paranaense Sergio Laus, o recorde mundial de permanência na pororoca, conquistado em 2006, após surfar por 10,1 km sem parar (no estado do Amapá), estando hoje no livro dos recordes.

O estado do Pará influencia fortemente a maioria dos estados da região norte do país, seja na forma de falar ou através de algumas das suas comidas típicas.

Na região paraense da Serra dos Carajás são extraídos diversos recursos minerais que fazem parte da pauta de exportação brasileira, como o minério de ferro, manganês, cobre, escoados através da Estrada de Ferro de Carajás até o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), sendo que o estado possui vários outros recursos minerais, como ouro, bauxita etc.

Fotos deste estado

Portal do Forte do Castelo, Belém, Pará Casa das Onze Janelas, Belém, Pará Pólo Joalheiro São José Liberto, Belém, Pará Pólo Joalheiro São José Liberto, Belém, Pará Estação das Docas, Belém, Pará Estação das Docas, Belém, Pará Estação das Docas, Belém, Pará Mercado Ver-o-Peso, Belém, Pará Molho do Tucupi em Belém, Pará Pirarucu, o bacalhau da Amazônia, Belém, Pará Forte do Castelo, Belém, Pará Casa das Onze Janelas, Belém, Pará Mangal das Garças, Belém, Pará Quelônios, Belém, Pará Belém, Pará Flora Amazônica, Belém, Pará